É somente pela operação da Palavra de Deus em nossas vidas, gerando fé e a separação de alma e espírito, para que possamos viver e andar no Espírito, por não mais sermos governados pela nossa alma, mas pelo nosso espírito, que podemos entrar e permanecer no descanso de Deus. O qual não é um lugar, mas a condição de estado de espírito em comunhão com o Senhor, uma posição espiritual, alcançada e mantida, que nos faz experimentar este descanso de uma forma experiencial da santidade, bondade, cuidado e amor do Senhor por nós. Isto é possível porque Jesus é o nosso grande sumo sacerdote, que penetrou os céus para que possamos reter firmemente a nossa confiança, porque sem a ajuda da força da Sua graça operando em nós, não seria possível participarmos da natureza e da santidade de Deus. No entanto, soa uma séria advertência quanto ao perigo de não se entrar no descanso divino por causa da incredulidade. E também pela necessidade de diligência para que se possa permanecer no descanso e se ter a certeza de que se entrará no descanso completo, absoluto e eterno no céu. Porque apesar de Jesus ser um sumo sacerdote fiel que se compadece de nós e que dá graça aos que se aproximam do trono da graça. Também é aquele ao qual, todos terão que prestar contas no Seu tribunal de juízo, porque tudo está diante dEle e nada escapa do seu perfeito conhecimento, até mesmo nossos pensamentos e intenções, além de nossas ações. Todavia, não é por causa das nossas fraquezas que estamos impedidos de entrar no descanso do Senhor, Senão por causa, da incredulidade, porque o Senhor conhece a nossa natural inabilidade para participarmos por nós mesmos das realidades espirituais celestiais e divinas, por conta da natureza decaída que temos. Por isso necessitamos nos achegar com fé ao trono da graça celestial para acharmos misericórdia e graça, de maneira que possamos ser ajudados nos tempos de nossas necessidades para receber o fortalecimento e capacidade de Deus que nos permite entrar e permanecer no Seu descanso divino. Somos chamados a nos aproximar do trono da graça, porque é no próprio Cristo que somos fortalecidos pela graça. É a sua vida em nós que vence o pecado e todas as forças que lutam contra a nova criatura.